Filmes Dirigidos & Roteiros por Vagner de Almeida

Filmes
Filmografia dos meus filmes realizados Borboletas Basta Um Dia Escola Sexualidade Encontro HSH Sou Mulher Máscaras Janaina Beneath the Equator Ritos e Ditos Cabaret Prevenção

MÁSCARAS (2011)

Mascaras

Durante uma oficina para elaboração de Máscaras na sede da ABIA, jovens homossexuais vivendo com HIV/AIDS compartilham entre si suas vivências e experiências.

Mais do que encobrir, a preparação das máscaras instiga um jogo de revelações, no qual questões como sexo seguro, família, estigma, uso de medicamentos, relacionamentos afetivos e conjugais, são discutidos sem pudor por quem vive na própria pele os desafios impostos pela homossexualidade, pelo HIV/AIDS e o sistema de saúde.

Através da voz dos protagonistas, o filme documentário rompe silêncios sobre uma série de tabus relacionados à vida com HIV/AIDS e tem como objetivo estimular a reflexão e o debate franco e solidário com e entre soropositivos e soronegativos.

Direção: Vagner De Almeida
Produção: ABIA -2011
Duração: 40 minutos
Cor (NTSC) – Estereo - DVD
Video Digital
Brasil – 2011

 

JANAÍNA DUTRA: UMA DAMA DE FERRO (2011)

Em fevereiro de 2004 falecia em Fortaleza, aos 43 anos de idade, a advogada Janaína Dutra Sampaio. O movimento da diversidade sexual brasileiro perdia uma de suas ativistas mais importantes, instalando-se um grande vazio.

Entre as muitas atividades em que esteve envolvida ao longo de sua vida Janaíina colaborou com o Ministério da Saúde na elaboração da primeira campanha de prevenção do HIV/AIDS entre travestis.

Este filme conta a história de vida e luta política de Janaína Dutra. Amigos, amigas e familiares relembram fatos e momentos da vida de alguém, que com muita coragem e sabedoria, soube mobilizar resistência e a luta das travestis por seus direitos humanos. Produção GRAB - Grupo de Resistência Asa Branca

Direção: Vagner De Almeida
Produção: GRAB - Grupo de Resistência Asa Branca
Duração: 50 minutos
Cor (NTSC) – Estereo - DVD
Video Digital
Brasil – 2011

 

SOU MULHER, SOU BRASILEIRA, SOU LÉSBICA (2009)

SMSBSLDocumnetário que trata da vida de mulheres brasileiras e seus enfrentamentos na sociedade lesbofóbica e racista. Mulheres essas, que ainda vivem a margem da sociedade e necessitam com muita força e coragem desvendar-se todos os dias.

A força desse filme documentário está nas falas, nas vozes dessas mulheres – lindas, fortes, poderosas, honestas, guerreiras, mães, filhas, tias, avós, amantes, parceiras...

Elas mostram para todos nós, o que é ser lésbica no Brasil.

Ensinam-nos a enfrentar a discriminação e os desafios que precisam encarar para construírem vidas dignas e corajosas em uma sociedade recheada de estigmas e intolerâncias.


Direção: Vagner De Almeida
Produção: Prazeres e Paixão
Duração: 45 minutos
Cor (NTSC) – Estereo - DVD
Video Digital
Brasil – 2009

Ver Trailer

I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E OUTROS HSH - PREVENÇÃO,SOLIDARIEDADE E ATIVISMO EM HIV/AIDS (2010)


Este documentário será direcionando para uma audiência ampla, tais quais jovens de diferentes classes sociais e etnia, educadores, familiares e outras pessoas que estão envolvidas diretamente com população jovem no Brasil e no mundo.

Tópicos importantes a serem levantados neste filme, não será somente necessitar saber como os jovens brasileiros estão manejando as suas vidas na era do HIV e AIDS, mas como estão enfrentando outros problemas em seus cotidianos de adolescentes e sendo gays ao mesmo tempo.


Direção: Vagner de Almeida
Produção: GRAB e Schorer
Duração: 30 minutos
Cor: (NTSC) – Estéreo - DVD – Digital
Brasil - 2010

Ver Trailer

SEXUALIDADE E CRIMES DE ÓDIO (2008)

O documentário “Sexualidade e Crimes de Ódio” é o primeiro filme alternativo dirigido e produzido por Vagner de Almeida e co-produzido por Richard Parker.

Este documentário busca ser uma forma de protesto diante da extrema brutalidade cometida contra os homossexuais no Brasil. Crimes de ódio, oriundos de diferentes segmentos da sociedade. Para o diretor do filme, a igreja católica e os grupos evangélicos radicais são co-responsáveis pelo crescimento da intolerância ao lutarem contra os direitos civis das minorias sexuais. Em uma sociedade onde predominam  os valores machistas, religiosos e moralistas contra a comunidade GLBT, a ausência de direitos já levou a morte a milhares de cidadãos(ãs) brasileiros.

Desde que foram iniciadas as filmagens na região metropolitana do Rio de Janeiro, vários dos protagonistas dos filmes foram barbaramente assassinados por pessoas que ainda se encontram em liberdade, assassinando impunemente outras pessoas da comunidade homossexual.

No país, só nos primeiros meses de 2008 foram registrados 45 homicídios contra gays. Um ano de violência homofóbica preocupante, pois esses dados se referem apenas aos casos registrados nas delegacias de polícia e nos laudos dos hospitais. Muitas das vítimas sequer chegam a serem reconhecidas após a morte. São assassinadas simplesmente por serem gays, lésbicas ou transexuais. Um grito de basta à intolerância é o que pretende ser este filme, dedicado a todos(as) que foram cruelmente assassinados no Brasil e no mundo.

Produção: Vagner de Almeida e Richard Parker
Direção: Vagner De Almeida
Duração: 27 minutos
Legendas - Inglês
Cor (NTSC) – Estereo - DVD
Video Digital
Brasil – 2008

Ver Trailer


ESCOLA SEM HOMOFOBIA (2006)

Vídeo educativo centrado nas oficinas realizadas com professores da Rede Pública de Ensino de Nova Iguaçu e Duque de Caxias sobre a temática da homossexualidade nas escolas. Mostra como a vivência na escola pode ser um caminho para o exercício da cidadania plena e um ambiente de respeito à diversidade sexual. Essas oficinas fizeram parte do projeto Escola sem Homofobia: trabalhando a diversidade sexual com professores da Rede Pública de Ensino de Nova Iguaçu e Duque de Caxias que a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - Ministério da Educação (Secad/MEC), a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e as Secretarias Municipais de Educação de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, realizou com os professores de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental. No total, foram realizadas três capacitações, sendo duas turmas de professores para cada um dos municípios selecionados (Duque de Caxias e Nova Iguaçu). As oficinas de capacitação foram divididas em três módulos: I) Tratando as diferenças nas escolas: gênero, sexualidade e etnia, orientação sexual e identidade sexual; II) Cidadania e Direitos: leis, diretrizes e projetos de combate à homofobia e III) Estigma: uma barreira à construção da cidadania plena.

Acreditamos que levar informações sobre as leis que garantem o direito dos cidadãos de exercerem sua sexualidade sem serem discriminados ou coagidos, e apresentar a construção histórica de certas normas de conduta, são alguns dos subsídios necessários para que possamos contribuir para a construção de uma postura não homofóbica nas escolas brasileiras e, conseqüentemente, na sociedade como um todo.

Direção: Vagner De Almeida e Luciana Kamel
Produção ABIA (2006)
Sistema DVD
Duração: 18 minutos
Brasil – 2006

Ver os resultados na cartilha do filme (PDF)


BASTA UM DIA (2006)


O filme documentário "Basta um dia" aborda a vida de brasileiros e brasileiras que, entre a coragem e o medo, tentam, muitas vezes sem sucesso, sobreviver à dura realidade de violências impostas ao seu cotidiano. São travestis, homossexuais, bichas boys, monas, gays, enfim, habitantes da Baixada Fluminense que enfrentam o preconceito, a agressão física e a morte física e social nas margens da rodovia Presidente Dutra, principal ligação entre a duas maiores e mais ricas metrópoles do país, Rio de Janeiro e São Paulo.



Direção: Vagner de Almeida
Produção ABIA (2006) - Sistema VHS/NTSC e em DVD
Duração: 55 min

Ver Trailer

 

BORBOLETAS DA VIDA (2004)


O filme "Borboletas da Vida" desvenda a realidade dos jovens homossexuais que vivem na periferia das grandes cidades, sofrendo os efeitos da pobreza e da miséria, sem perder sua dignidade, sua criatividade... Homossexuais, transformistas, borboletas da vida real brasileira... eles/elas "carregam, a mulher na bolsa", experimentam com as possibilidades e os limites do gênero e da sexualidade, e enfrentam a discriminação com força, coragem, e determinação... Lutam pelo direito de ser diferente e exigem, de diversas maneiras, que a sua diferença seja respeitada. Neste filme temos a "brava gente" que a televisão brasileira não nos mostra!


Direção: Vagner de Almeida
Produção ABIA (2004)
Sistema VHS/NTSC e em DVD
Duração: 38 min

Ver Trailer

 

GOING BENEATH THE EQUATOR (2004)


Este filme documentário é sobre a viagem que os estudantes Black and Latino Students Caucus da Mailman School of Public Health de Columbia University fizeram ao Brasil para compartilhar experiências sobre a resposta do HIV/AIDS. Experiência essa que foi compartilhada com vários grupos, ONGs e associações que trabalham diferentes frentes com a epidemia do HIV/AIDS.

 

Direção: Vagner de Almeida
Produção: Mailman School of Public Health of Columbia University (2004)
Formatao: DVD
Duração: 35 min

Ver Video

RITOS E DITOS DE JOVENS GAYS (2002)


Ritos e Ditos de Jovens Gays nos oferece uma tela viva que desvenda a vivência do jovem homossexual em tempos de AIDS - o seu sofrimento e a sua alegria, as suas angústias e os seus sonhos. O vídeo fala com as palavras dos jovens, sobre as suas experiências e as suas vidas, e, acima de tudo, sobre a sua coragem em enfrentar com dignidade e honestidade uma sociedade tantas vezes injusta e opressiva. Este é um vídeo que precisa ser visto por jovens, sejam gays ou não, além de pais, educadores, assistentes sociais, e autoridades - enfim, por todos que se preocupam com a situação do jovem na sociedade brasileira contemporânea.

 

Direção: Vagner de Almeida
Produção ABIA (2002)
Sistema VHS/NTSC e em DVD
Duração: 43 min

Leia o livro que deu origem ao filme (PDF)

Ver Trailer


CABARET PREVENÇÃO (1995)



Fruto da Oficina de Teatro Expressionista, desenvolvida pelo Projeto Homossexualidades, o vídeo registra o espetáculo que procurou levar para o palco, de maneira bem-humorada ao mesmo tempo que reflexiva, a realidade cotidiana homossexual e o impacto da epidemia da AIDS, através de textos escritos, encenados e produzidos pelos próprios participantes da Oficina.


 

Direção: Vagner de Almeida
Produção ABIA (1995)
Sistema VHS/NTSC e em DVD
Duração: 20 min

Leia o livro que deu origem ao filme (PDF)

Ver Trailer

 



Para obter cópias desses documentários, favor contactar
ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS).
email: abia@abiaids.org.br

 

para maiores informações enviar e-mail:
vagner.de.almeida@gmail.com

 

© Todos Direitos Reservados Vagner de Almeida